Artigos

19/11/2013

O Elemento Ar

 

O ELEMENTO AR   

No artigo anterior, vimos uma abordagem geral sobre os quatro elementos da natureza (se você não chegou a ler, clique aqui).  Hoje começaremos a ver cada um separadamente e nada melhor, do que iniciar com o elemento que está ligado ao nascer do sol, o ar.

O Ar corresponde ao leste, ao amanhecer e a primavera, representa o início de tudo, tanto que em algumas tradições da Wicca, como a Gardneriana, por exemplo, o leste é o primeiro quadrante a ser invocado. São atributos aéreos a inspiração, o conhecimento, o saber, a imaginação, a nova ideia, a comunicação e tudo o que for da área mental. No nosso corpo, além da mente, o ar está relacionado ao nosso sistema respiratório, a nossa fala e escrita. Na astrologia, temos os signos de Gêmeos, Libra e Aquário, e no Tarô, o naipe de Espadas como representantes do elemento em questão. A cor mais comumente associada ao ar é o Amarelo.

Na Wicca, o Athame, o incensório e a Espada são instrumentos que correspondem ao ar.

Seus elementais são os Silfos e as Silfedes, nome que deriva do grego Silphe e significa borboleta. São rápidos como os pensamentos e são elementais com a mais alta taxa vibratória.  Eles são responsáveis por modelar as nuvens e criar cristais de gelo. Ainda, por viverem no ar, os Silfos podem influenciar nos pensamentos e na imaginação dos seres humanos. O Reino dos Silfos é governado por Paralda, o seu rei.

Muita gente considera Fadas como elementais do ar, o que é um grande erro! O tema Fadas é muito complexo e abrange desde espíritos que habitam a natureza, Devas, Deuses e até ancestrais humanos. É um assunto bem longo e que merece um capítulo especial, mas de antemão, eles não são espíritos exclusivos do ar.

A respeito dos Deuses do ar, temos Atena, Íris, Eólo, Hermes, as 9 Musas, Urano e Mercúrio, na mitologia Greco-romana, além de Euros, o vento leste e Aradia. Na mitologia Celta temos Ogma, regente da escrita, além do Bardo Taliesin e Arianhord, mais ao norte temos outro Deus Bardo, Bragi, além de Loki.

PRÁTICAS MÁGICA:

Através de práticas e magias bem simples, nós podemos buscar a conexão com qualquer Elemento.

Uma boa dica pra desenvolver Concentração é acender quatro varetas de incenso de Limão e mais quatro de Capim Limão, que são aromas ligados ao Ar. Faça um círculo com eles e visualize a fumaça que sai se tornar amarela e entrar por todos os poros do seu corpo. Peça por concentração e foco (atributos do aroma de limão) e para que a ansiedade seja controlada (atributo do capim limão).

Para pedir auxílio e resposta aos Silfos, basta acendermos um bom incenso e ofertar a eles. Podemos deitar no chão e observar as nuvens. Os Silfos são modeladores delas e com uma boa conexão, veremos símbolos e desenhos se formando no céu e nos auxiliando com respostas.

Esses são dois exemplos de como podemos trabalhar com o Ar e no próximo artigo falaremos do Fogo.

Blessed Be!

Por Thiago Paulice

  


Energia do Dia

Dia 12/12 (terça-feira)

A Lua em Libra nos fornece inspiração para conseguirmos agir de modo mais justo...

Veja a previsão completa

Agenda

Festivais, cursos, rituais...

Próximo evento

12Dez 2017

Rito de Lua Minguante: Purificacao de final do ano e abertura para 2018


Artigos

Ver todas

Newsletter

Quer saber mais sobre o Faces da Lua? Preencha os campos abaixo e receba nossa newsletter com informações, novidades e eventos do nosso espaço.